Os valores, os conceitos e os preconceitos que nossos pais e familiares nos ensinaram desde pequenos influenciam diretamente em nossa personalidade.
Na maioria dos casos, passamos a acreditar e agir pensando no que a sociedade iria achar e o que seria melhor para nossa imagem. O apoio e incentivo dos pais nos primeiros anos de vida interferem diretamente no senso crítico que a criança irá conceder. Os valores como ética, honestidade, amizade, sinceridade e justiça são valores fundamentais dentro do processo de crescimento e de convivência. Eles são construídos na vida familiar, na convivência humana, no trabalho e nas escolas. Os valores da sociedade moderna estão sempre mudando e em alguns casos a opinião de nossos pais não se encaixa em nossa realidade.
De um modo geral, a sociedade valoriza muito mais o “ter” do que o “ser”. Os valores morais têm se transformado em valores materiais.
Uma frase que se encaixa nesse contexto é “Você é o que você pode comprar”.
Desde pequenos, disputamos a melhor caixa de lápis de cor, a melhor mochila ou o melhor tênis. É claro que com o incentivo da família isso pode até se tornar uma doença.
Cada pessoa deve ter consciência de seus atos e de sua personalidade, mas os valores que recebemos se nossos pais são fundamentais para nosso melhor desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário