sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Vida na Atualidade

     
 Nos últimos tempos, os conceitos, os costumes e a forma de educar estão mudan  do, influenciados por uma sociedade capitalista que leva as pessoas a buscar somente as realizações pessoais.
                A correria do dia a dia faz com que as pessoas esqueçam os comportamentos básicos de educação. Não se vê mais gestos simples como deixar o banco do ônibus para uma pessoa de mais idade, permitir que um idoso passe na frente na fila do banco ou parar o carro na faixa de pedestres.
                Nossos jovens, em vez de se reunir com seus familiares e amigos, passam a maior parte do tempo em rendes sociais e meios de comunicação como a internet e a televisão. O capitalismo leva as pessoas a buscarem somente status sociais, casas e carros de luxo, deixando cada vez mais os costumes e os valores culturais ensinados por nossos pais e avós.
                Contudo, temos, sim, é que buscar nossos sonhos, nossas realizações pessoais, mas nunca esquecer a simplicidade, a educação, a honestidade e o bom senso.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Educação

 A escola apresenta um papel fundamental no desenvolvimento e na opinião que o aluno irá formar. O dever dos professores não é apenas ensinar o conteúdo, mas sim passar responsabilidade.
Mostrando além dos conteúdos o que adolescente irá utilizar na sua carreira de trabalho. Quando falta o apoio e incentivo dos pais, é necessário alguém educar e formar um cidadão com consciência crítica.
Com o apoio dos pais a escola consegue com maior facilidade educar o aluno e fazê-lo seguir as regras. Um aluno que não recebe educação em casa vai apresentar diversas dificuldades em conviver em grupo e aceitar as normas. Precisamos estar preparados para conviver com as leis que sempre vão estar presentes.
A escola assim como a família tem um papel fundamental e até mais importante, pois é onde a criança passa a maioria do tempo e absorve tudo que é ensinado pelo professor. É onde ela irá crescer intelectualmente e formar sua personalidade.

Quais são Seus Valores


                Os valores, os conceitos e os preconceitos que nossos pais e familiares nos ensinaram desde pequenos influenciam diretamente em nossa personalidade.
                Na maioria dos casos, passamos a acreditar e agir pensando no que a sociedade iria achar e o que seria melhor para nossa imagem.  O apoio e incentivo dos pais nos primeiros anos de vida interferem diretamente no senso crítico que a criança irá conceder. Os valores como ética, honestidade, amizade, sinceridade e justiça são valores fundamentais dentro do processo de crescimento e de convivência. Eles são construídos na vida familiar, na convivência humana, no trabalho e nas escolas. Os valores da sociedade moderna estão sempre mudando e em alguns casos a opinião de nossos pais não se encaixa em nossa realidade.
                De um modo geral, a sociedade valoriza muito mais o “ter” do que o “ser”. Os valores morais têm se transformado em valores materiais.
                Uma frase que se encaixa nesse contexto é “Você é o que você pode comprar”.
                Desde pequenos, disputamos a melhor caixa de lápis de cor, a melhor mochila ou o melhor tênis. É claro que com o incentivo da família isso pode até se tornar uma doença.
                Cada pessoa deve ter consciência de seus atos e de sua personalidade, mas os valores que recebemos se nossos pais são fundamentais para nosso melhor desenvolvimento.

As coisas como elas são...

                 
                 A correria, o stress de cada dia não nos deixa perceber as coisas simples da vida que podem se tornar simplesmente fantásticas.
                Com um simples tijolo podemos formar um prédio, com um simples livro podemos formar uma biblioteca ou um simples feto pode se tornar u homem milionário.
                Uma das coisas mais fantásticas é o bebê. Afinal, quem iria imaginar que aquele bebe poderia se tornar um grande terrorista ou até ganhar o prêmio Nobel da paz.
                Há coisas na vida que passam despercebidas por nós. Nunca pensaríamos, talvez, que uma simples nota musical formaria uma música. Imagine quantas notas são necessárias para formar uma música de quatro minutos. 
                Dependendo da formação, da cultura, da sociedade em que vivem, dos valores passa pela família é que se cria a personalidade das pessoas.
                Se cada um parasse um momento, um dia se quer, e olhasse ao seu redor, veria como as coisas são incríveis.

O que é o Amor

                O amor nos faz esquecer o passado, enfeitar o presente e modificar o futuro, rompendo barreiras e preconceitos.
                Geralmente, na adolescência, as meninas buscam o namorado dos sonhos. Não que os meninos na desejem um futuro ao lado de alguém, mas as mulheres nascem com a esperança de obter uma família ou simplesmente ser feliz ao lado de quem amam. Independente do sexo, cor racial, tamanho e estilo, todos temos sentimentos e alguém com quem nos identificamos. Com o passar do tempo, nossos pensamentos foram modificados. Por exemplo, ao observar a cidade, avistamos relacionamentos entre homossexuais, heterossexuais, bissexuais e até transexuais. São escolhas que, séculos atrás, seriam inviáveis e que vem se tornando comum em nosso dia a dia. É algo que devemos aceitar e respeitar independente de nossa opinião.
                As influências da mídia e da sociedade levam as pessoas à busca de um amor desesperadamente. Mas a felicidade depende de nós mesmos. Por isso, corra atrás de quem o faz feliz e viva um amor intensamente.

Domingos em Família

                
               Um meio de lembrarmos a nossa infância é pelo paladar, associado aos encontros em família, amigos e diferentes relações afetivas.
                Quando me recordo de minha infância, lembro-me dos domingos na casa de meu avô, onde se reunia toda a família para saborear um delicioso churrasco. À tarde, havia um lanche preparado por mim e minha tia. Minha função na cozinha era separar os ingredientes e misturá-los. Geralmente preparávamos bolos, bolinhos de chuva ou grostoli. Meu prato preferido era o bolo, pois eu adorava comê-lo antes de ir para o forno. A família juntava-se à mesa e experimentava nossas sobremesas. Esses trabalhos na cozinha tornavam minhas tardes muito divertidas e deliciosas.
                Os almoços em família, as descobertas na cozinha e as tardes com a minha tia foram um grande marco em minha infância.